História

Demétrio Ivahy Badaró nasceu em Pindamonhangaba, em 1910. Formou-se em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, hoje integrante da USP.

Foi um dos professores fundadores da Faculdade de Direito de Taubaté, e aquele que nela ministrou a primeira aula. Foi ainda diretor da referida Faculdade, e ali lecionou para diversas gerações, dedicando mais de trinta anos de sua vida ao ensino.

Como advogado, militou por mais de cinquenta anos, em várias comarcas do Vale do Paraíba e de todo o Estado de São Paulo, com particular predileção pela atuação nas tribunas do Júri.

Faleceu em 1993, aos 82 anos, em Taubaté, deixando a semente que, no ano seguinte, resultou na fundação do escritório Badaró Advogados Associados, na cidade de São Paulo, por seu filho Sérgio Salgado Ivahy Badaró e seu neto Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró, que procuraram manter e honrar a tradição de sua família.

No ano de 2002, para melhor atender aos clientes, o escritório abriu sua filial em Taubaté, cidade onde a Casa do Advogado, da Ordem dos Advogados do Brasil, recebeu o nome de Demétrio Ivahy Badaró.

A atividade profissional com a atuação diária no fórum criminal, sempre esteve intimamente ligada com a carreira acadêmica de seus sócios, o que se tornou uma marca registrada do Badaró Advogados Associados. Sérgio Salgado Ivahy Badaró, além de ter sido membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, foi Professor Titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de Taubaté, tendo lecionado por 25 anos. Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró, seguindo a tradição de sua família, além da advocacia criminal, também lecionou na Faculdade de Direito da Universidade de Taubaté, nos anos de 1996 a 2009 e, a partir de 2005, passou a lecionar Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sendo, atualmente, Livre-Docente e Professor Associado do Departamento de Direito Processual.

Em 2005, sua neta Mírian Azevedo Righi Badaró tornou-se sócia do escritório, passando a ser e responsável pela filial de Taubaté.

Ao longo dos anos, novos advogados passaram a integrar o escritório, tanto em São Paulo quanto em Taubaté, sempre compartilhando dos mesmos ideais. Em 2011, Jennifer Cristina Ariadne Falk Badaró, Rogerio Nemeti e Leonardo de Almeida Máximo tornaram-se sócios do escritório Badaró Advogado Associados.

Desde a fundação do escritório Badaró Advogados Associados, Demétrio Ivahy Badaró continua nos inspirando a trabalhar com ética e amor pelo Direito.

Link permanente para este artigo: http://www.badaroadvogados.com.br/?page_id=20